21 de dezembro de 2011

Saiba mais sobre nosso Projeto: Participação Emancipadora que será executado a partir de 2012

Este projeto buscará capacitar as associadas, que serão seu público alvo, visando influenciar as instâncias de deliberação e os tomadores de decisão com o intuito de contribuir para melhoria da Política de Saúde da Mama em nossa cidade e região.


Entendemos que a participação de vitoriosas nos espaços deliberativos pode impactar significativamente nas políticas públicas voltadas a saúde da mama, buscando com isso a ampliação do acesso a seus direitos.

As etapas do Projeto se desenvolvem no sentido de inicialmente mobilizar e identificar as vitoriosas para participarem da Capacitação, levantando aquelas que tem interesse, disposição e potencial para participação, na seqüência se buscara capacitar essas vitoriosas já identificadas, através de um programa a ser elaborado que trabalhará questões envolventes a participação, levar as informações necessárias e pertinentes que permitirão uma participação eficaz e ativa dessas, nos espaços de deliberação e junto aos tomadores de decisão, bem como buscará inserí-las nos espaços deliberativos, objetivando influenciar estas instâncias à melhoria da Política de Saúde da Mama.


Pretendemos, ao final do projeto, contar com 20 vitoriosas capacitadas para atuarem nos espaços deliberativos e com tomadores de decisão, bem com essas inseridas nos Conselhos de Saúde.


Para avaliarmos o alcance de nossos objetivos mediremos nossas ações a partir do número de vitoriosas selecionadas para participar da formação política; do número de vitoriosas capacitadas para participação nos espaços deliberativos e junto a tomadores de decisão; Grau de conhecimento das vitoriosas sobre os conteúdos trabalhados na formação política, dentre outros.


O Aporte finaceiro para desenvolvimetno deste projeto advém da parceria estabelecida com America Cancer Society, a partir de uma bolsa estabelecida com esta Entidade Americana que trabalha com Câncer. Este contrato foi firmado a partir de um pocesso de seleção que a Associção do Câncer Amor Próprio participou, foi selecionada e contemplada.


Um Novo momento a partir desta conquista se instaura na Associação e agradecemos a todos por mais esta oportunidade.

Nossos votos à você!

QUE BOM SE PUDÉSSEMOS TODOS NOS ABRAÇAR!
DESEJAR QUE NOSSOS SONHOS SE REALIZEM NO ANO QUE VAI NASCER!!
NA ESPERANÇA QUE NASCERÁ AINDA MELHOR DO QUE ESTE QUE ESTÁ FINALIZANDO!!
MAS TEMOS A CERTEZA DE QUE TEREMOS FORÇA DE LUTAR POR MAIS E MAIS CONQUISTAS!!
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO DE 2012
É O QUE DESEJA A ASSOCIAÇÃO AMOR PRÓPRIO À TODOS SEUS AMIGOS.

Informamos que estaremos em recesso de 23/12/2011 à 02/01/2012. Retomando nossas atividades em janeiro com muita garra para lutar ainda mais pela garantia de direitos das mulheres....

14 de dezembro de 2011

A confraternização de encerramento do ano de 2011 da Associação do Câncer Amor Próprio foi ótima, ontem à noite! Com a participação de todas e todos foi uma grande festa. Com muita emoção fechamos o ano maravilhoso que foi 2011 para nós!!
Continuamos com nossas atividades e informaremos quando de nosso recesso!!!
Obrigada a todos que contribuem com nossa causa e objetivos...
2012 será ainda melhor, defedendo direitos, conquistando espaços e fazendo a diferença na luta contra o câncer de mama e colo de útero.

22 de novembro de 2011

Projeto Vitoriosas

A Associação do Câncer Amor Próprio recebe nos dias 22, 23 e 24 de novembro, a visita das consultoras da America Cancer Society, para início das ações em volta do Projeto Vitoriosas!!! Um novo momento para a Associação e uma grande conquista!!! Em breve, novidades!!!

1 de novembro de 2011

Nosso "Outubro Rosa" Foi muito bonito....


E encerramos nossas atividades alusivas a esse mês, agradecendo a todos que participaram, direta e indiretamente, que abaraçaram a causa conosco, mobilizaram nossa cidade e região e fizeram a diferença na conscientização do câncer de mama...
Todo nosso esforço é em prol de garantir a prevenção nessa área com a detecção precoce do câncer de mama viabilizando a cura!!!
Nossa mais sincera gratidão a todos vocês!
Continuemos a luta e fiquem conosco....

26 de outubro de 2011

Prove 7 alimentos que previnem câncer de mama


Prove 7 alimentos que previnem câncer de mama

Eles são deliciosos e as pesquisas comprovam que agem no combate à doença

Em teoria, todo mundo deveria seguir uma dieta balanceada com muitas frutas, verduras, legumes e grãos formando um prato bastante colorido. Na prática, entretanto, as coisas funcionam de forma bem diferente e a maioria das pessoas só percebe a importância dos bons hábitos alimentares quando aparece alguma doença. Entre elas, o câncer de mama. Segundo a nutricionista Débora La Regina, do Centro Paulista de Oncologia (CPO), mudanças na alimentação acontecem logo após a primeira consulta. "Isso acontece não porque as condições de saúde exigem tratamento especial, mas porque, na maioria das vezes, faltam nutrientes essenciais que ajudariam na prevenção desse tipo de câncer", afirma. Se você acha que anda com as refeições meio sem graça, veja as dicas das especialistas para colocar mais cor no seu prato e reforçar a saúde.

Frutas Vermelhas

"Frutas vermelhas, como framboesa e amora, contêm fitonutrientes anticancerígenos chamados antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malígnas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor", explica a nutricionista Daniela Cyrulin, da Nutri & Consult. Esses alimentos também são ótimas fontes de vitamina C, flavonóides e fibras, essências ao funcionamento do organismo.

Cenoura

Uma pesquisa feita pela Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, revelou que a cenoura é um alimento eficaz na prevenção contra o câncer de mama. A descoberta surgiu após o acompanhamento de 12 mil mulheres, 5.700 com câncer de mama e 6.300 saudáveis, que serviram como grupo de controle. Após terem sua dieta controlada, constatou-se que consumir duas porções do vegetal todos os dias reduz o risco de desenvolver a doença em até 17%. Segundo a nutricionista Débora, isso acontece graças ao beta caroteno, que protege o DNA contra a oxidação, evitando a formação de radicais livres. De acordo com o estudo, entretanto, tal porcentagem só pode ser atribuída a mulheres na pré-menopausa.

Uva
De acordo com Débora La Regina, estudos já mostraram que flavonóides, presentes na uva, podem retardar o crescimento de células malignas no organismo. A especialista alerta, entretanto, para que os adoradores de vinho tinto não abusem da bebida com a alegação de que ele faz bem para a saúde. O excesso de álcool prejudica todo o metabolismo e pode ser vir de gatilho a outras doenças, além de fragilizar a imunidade.

Romã
Um estudo publicado na revista Cancer Prevention Research, da Associação Americana para Pesquisa sobre Câncer, mostrou que romãs podem ajudar na prevenção contra o câncer de mama. Eles analisaram a interação dos compostos do fruto com a enzima aromatase, responsável pela produção de estrogênio e fundamental para o surgimento de células cancerígenas. Concluíram, então, que o fruto inibe sua ação.

Brócolis
"Por meio do estímulo das enzimas do corpo, o sulforano, presente nos brócolis, elimina substâncias que podem originar células cancerígenas no corpo", aponta Daniela. Outros vegetais que também produzem esse efeito são a couve-flor e o repolho. Recomenda-se o consumo de meia xícara de chá do alimento por dia.

Especiarias
Pesquisadores do Comprehensive Cancer Center, da Universidade de Michigam, nos Estados Unidos, afirmam que especiarias, como pimenta preta e curry, podem atuar na diminuição do aparecimento de células cancerígenas sem danificar as células saudáveis da mama. De acordo com Daniela Cyrulin, o efeito se dá pelos polifenois, antioxidantes que possuem ação antiinflamatória.

Soja
Soja e derivados, como leite de soja e tofu, contêm nutrientes em sua composição chamados fitoestrogênio. Ele é similar ao hormônio estrogênio natural, produzido pelo corpo feminino a partir da adolescência e, por isso, ocorre uma competição entre ambos dentro do nosso organismo. "Essa disputa interfere em enzimas importantes para o desenvolvimento de células cancerígenas", afirma a nutricionista Débora.

Fonte: Minha Vida

Câncer de mama ainda é o mais frequente no mundo


Câncer de mama ainda é o mais frequente no mundo

Os monumentos do País se "vestem" de rosa e camisetas em campanha contra o câncer aparecem. Outubro é um mês em que se intensificam as iniciativas de conscientização sobre a doença, que é mais frequente no mundo entre as mulheres, segundo dados oficiais do INCA (Instituto Nacional do Câncer).

São 49 mil novos casos por ano no Brasil, onde as taxas de mortalidade continuam elevadas por câncer de mama, apesar dos inúmeros alertas dos médicos sobre importância da inclusão da mamografia como exame de rotina a partir dos 35 anos.

Antes desta idade, é recomendado o autoexame e a avaliação clínica de cada paciente em particular. Porém, só a palpação não tem sido suficiente para salvar vidas, já que quando o nódulo é sentido pode estar com 2 cm ou mais. "A mamografia consegue identificar o nódulo com um milímetro. Para as mulheres que têm menos de 35 anos, o ideal é confirmar com ultrassonografia ou ressonância das mamas, caso haja a suspeita do câncer pela palpação ou exame clínico. Estes métodos não devem ser adotados como exames de rotina. A mamografia deve ser feita a cada ano, após os 35, 40 anos", explicou o Dr. Joaquim Teodoro de Araújo Neto, mastologista do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).

A ressalva de confirmar o nódulo com outros exames que não a mamografia se deve ao fato de que, antes dos 35 anos, a pele do seio da mulher ainda é muito densa, o que dificulta a constatação da doença. Já a ultrassonografia e a ressonância são mais assertivas.

Sem precedentes

Descobrir um câncer nunca é algo confortável, mas quanto mais cedo ele é encontrado, as chances de cura são muito maiores. O autoexame não tem ajudado na diminuição da mortalidade, mas ajuda a mulher a conhecer o próprio seio e identificar alterações. "Fazer a mamografia é muito importante. Só o autoexame não assegura que você não tem câncer, mas qualquer alteração deve ser informada ao médico", disse o Dr. Ricardo Caponero, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

V.T.P., de 37 anos, descobriu que estava com câncer de mama aos 33 anos, jovem para os parâmetros médicos (que atesta que os casos aumentam após os 40 anos), mas não impossível. Ao realizar seus exames periódicos, sua médica pediu um ultrassom de rotina para analisar um espessamento na mama esquerda. "O nódulo foi encontrado naquele momento, mas os médicos acharam que não era nada porque eu tive filho cedo, não fumo, não bebo e tenho alimentação saudável. Não foi pedida uma biópsia, que confirmaria o câncer. O nódulo não era palpável, porque era pequeno. Fui procurar outros médicos e, quando fiz a cirurgia, o estágio do nódulo já exigia quimioterapia como tratamento", contou V., que não preenchia as características de quem costuma ter câncer.

Ela fez a cirurgia para retirada da mama e a reconstrução do seio foi feita no mesmo procedimento. "Eu acho que ficou até melhor do que era antes. O mais triste é fazer a quimioterapia, porque derruba o cabelo, né? E o cabelo é muito importante para a mulher. Por outro lado, não tive nenhum efeito colateral com o tratamento", disse. Por ter descoberto cedo, o nódulo não era agressivo e as chances de cura, bem grandes.

Caso na família

Já o caso de Silvania de Souza Santos, de 48 anos, foi diferente. Ao fazer um carinho, o marido dela sentiu um caroço e a avisou. "Fui à medica e ela não sentiu nada no exame clínico, na apalpação. Daí, insisti para fazer uma mamografia, que eu já fazia desde os 36 anos. Neste exame não apareceu nada, eu conversei com ela e fizemos um ultrassom, onde apareceu o nódulo por baixo da mama, de difícil visualização. Ele tinha 1,2 cm", disse ela, que descobriu o câncer com 43 anos.

Silvania passou por três cirurgias para a retirada no nódulo e disse que, quando soube que estava com a doença, era como se um filme estivesse se repetindo em sua vida. "Minha irmã tinha morrido há dois anos e meio de câncer e foi tudo muito rápido, pois ela foi induzida ao coma e morreu depois de 40 dias, com nódulos no seio e no tórax". A irmã de Silvania, Simone, tinha 37 anos.

Quando a mulher tem casos de câncer na família, é necessário acompanhamento médico mais de perto. Porém, a maioria dos casos não tem essa ligação. "Se ela tem parentes de primeiro grau que tiveram câncer, o risco é maior, mas não é uma obrigatoriedade ela ter", explicou Dr. Ricardo.

Nesses casos, o acompanhamento deve acontecer 10 anos antes da idade do paciente da família mais jovem acometido. "Ou seja, se a irmã dela teve com 35 anos, ela deve fazer os exames desde os 25 anos", orientou o Dr. Joaquim.

Recado


Um recado importante que fica dos médicos é: faça seus exames regularmente e não tenha medo do autoexame. "Quem procura acha cedo e tem maiores chances de cura. A mulher deve exigir a mamografia em casos de suspeita e, depois dos 35, 40 anos, todos os anos, porque o câncer não vai ficar quietinho lá se você não encontrá-lo, ele vai crescer", disse o Dr. Ricardo.

É importante, também, ficar atenta ao seio, se ele apresenta alterações, secreção, dores ou abaulamento da pele para dentro ou para fora. Busque sempre um médico em caso de dúvidas.

Fonte: Terra

Oportunidade de Emprego

A Associação do Câncer Amor Próprio foi contemplada com o Projeto Vitoriosas pela Entidade Americana American Cancer Society e terá por objetivo capacitar as associadas, que serão seu público alvo, visando influenciar as instâncias de deliberação e os tomadores de decisão com o intuito de contribuir para melhoria da Política de Saúde da Mama em nossa cidade e região.

A partir dessa grande conquista estamos selecionando profissional capacitado para desenvolvimento e coordenação do projeto na área do Controle Social. Este Projeto será desenvolvido por dois anos com subsídio financeiro, monitoramento e avaliação por parte da American Cancer Society.

Por este motivo, você profissional envie-nos seu currículo até 15 de novembro de 2011 e participe da seleção. Profissionais como Assistentes Sociais, Psicólogos, Pedagogos e/ou outros que tenham interesse em trabalhar na área social com Controle Social, venha trabalhar conosco e desenvolver um belo Projeto.

Aguardamos seu contato.

Contatos pelo fone: (47) 3349-3661

E-mail: assdocancer@hotmail.com.br (com o br mesmo)

11 de outubro de 2011

Fiquem Ligados! Calendário Outubro Rosa.



01/10
- Missa de abertura na Igreja Matriz de Itajaí

04/10
- Espaço na Sessão da Câmara de Vereadores de Itajaí

06/10
- Palestra e troca de experiência na Empresa COOTRAVALI
- Iluminação em Rosa do Cristo Luz em BC

11/10
- Palestra e troca de experiência no Supermercado Imperatriz em Balneário Camboriú
- Palestra e troca de experiência no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Imaruí em Itajaí

13/10
- Palestra e troca de experiência no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Nossa Senhora das Graças em Itajaí

14/10
- Caminhada Rosa pela Rua Hercílio Luz, principal Rua da cidade de Itajaí às 15h.

17/10
- Palestra e troca de experiência na Empresa Rapidão Cometa

18/10
- Palestra e troca de experiência no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Promorar em Itajaí

19/10
- Macarronada Rosa (11h30 - Salão Paroquial da Igreja Matriz)
- Tenda com divulgação e entrega de materiais na Rua Hercílio Luz, principal Rua da Cidade.
- Iluminação de prédios e locais públicos.
Coletiva de imprensa (19h - Centro de Eventos do Itajaí Shopping)
Apresentação do Coral UNIVALI na Igreja Matriz de Itajaí, APRESENTAÇÃO alusiva a Campanha “Outubro Rosa”. 20h30

20/10
- Tenda com divulgação e entrega de materiais na Rua Hercílio Luz, principal Rua da Cidade.

21/10
- Palestra e troca de experiência no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Itaipava em Itajaí
- Tenda com divulgação e entrega de materiais na Rua Hercílio Luz, principal Rua da Cidade.

25/10
- Tenda com divulgação e entrega de materiais na Rua Hercílio Luz, principal Rua da Cidade.
- Mesa de debate com Especialistas falando sobre cêncer de mama e saúde da mama (19h30 - Centro de Eventos do Itajaí Shopping)

26/10
- Palestra e troca de experiência na Empresa TRUST
- Tenda com divulgação e entrega de materiais na Rua Hercílio Luz, principal Rua da Cidade.

27/10
- Tenda com divulgação e entrega de materiais na Rua Hercílio Luz, principal Rua da Cidade.

29/10
- Pedágio da Associação do Câncer Amor Próprio

31/10
- Palestra e troca de experiência na Associação dos Distribuidores e Atacadista Catarinense – ADAC (Dist. Müller, Becker, Aldri, SR, Catarinense, Nestlé Sorvetes)
.




VENHA! PARTICIPE CONOSCO DE NOSSAS ATIVIDADES...



PREVINA-SE E VITA ROSA NESTE MÊS EM FAVOR DA VIDA!!!!

22 de setembro de 2011

Outubro volta a vestir-se de Rosa!!!


E vem ai mais um Outubro Rosa!!!
A Associação do Câncer Amor Próprio está preparando uma série de atividades...
Em Breve teremos muitas novidades!!!
Participe!!

Outubro Rosa: as origens da cor rosa.


No Brasil e no Mundo, a luta contra o câncer de mama é simbolizada pelo rosa, a mais feminina de todas as cores. A história de a cor rosa identificar as mulheres e o câncer de mama é antiga e não é casual. Diz a lenda que os gregos antigos foram os primeiros a definir o rosa como a cor das mulheres, porque essa é a coloração do mamilo dos seios, órgão que está associado tanto à maternidade como à sexualidade feminina. Mas as curiosidades não param por ai.

Em vários idiomas, a cor rosa remete à flor da roseira, uma planta que teve sua origem no deserto da antiga Pérsia, em condições climáticas e geográficas bastante adversas, mas que, a despeito disso, vingou em todo planeta. Assim com essas características foi que se criou o “Outubro Rosa”. Nessa perspectiva Paulo Von Poser, artista plástico que criou o logotipo do “Outubro Rosa” para a FEMAMA, expressa: “A Rosa é a rainha das flores e carrega uma simbologia de regeneração e cura que atravessou várias culturas”.

Assim o “Outubro Rosa” é um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate ao câncer de mama e chamar a atenção para a causa. Nascido na Califórnia o “Outubro Rosa” vem ganhando força em vários países do mundo. O objetivo do movimento é conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama, pois se tem dados de que o câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo.

20 de setembro de 2011

MACARRONADA DA ASSOCIAÇÃO DO CÂNCER AMOR PRÓPRIO



Dia 21/09/2011
A partir das 11h30
No Salão Paroquial da Igreja Matriz

Amanhã teremos mais uma das nossas tradicionais e deliciosas macarronadas...
Esta foi adiada neste mês e será nesta Quarta-feira Dia 21/09/2011.
Contamos com a participação de Todos!!!
Vanha mais uma vez se deliciar e com isso, contribuir na luta contra o Câncer de mama e cólo de útero...
A Associação do Câncer Amor próprio Agradece!

Contato pelo fone: (47) 3349-3661

13 de setembro de 2011

Tranferida nossa Macarronada.

Pessoal, lembramos que a nossa macarronada que estava prevista para a data de hoje, em função da enchente que assolou nossa cidade, foi tranferida para dia 21/09/2011. A partir das 11h30 no Salão Paroquial da Igreja Matriz... Aguardamos todos no dia 21/09. Obrigada pela compreensão!

30 de agosto de 2011

Tratamento de câncer de mama e útero terão mais verba


Ministério da Saúde libera mais de R$ 9 mi para tratamento de cânceres de mama e útero


Brasília - O Ministério da Saúde determinou hoje (25) a liberação de R$ 9.331.000,00 para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de cânceres de mama e colo de útero. A portaria está publicada no Diário Oficial da União.

Segundo especialistas, no Brasil o câncer de mama é a maior causa de mortes pela doença entre as mulheres, principalmente as que têm de 40 a 69 anos. Um dos fatores que dificultam o tratamento é o estágio avançado em que geralmente a doença é descoberta.

A utilização dos recursos será coordenada pelo Programa Nacional de Controle do Câncer de Colo de Útero e de Mama e os departamentos de Atenção Especializada (DAE) e Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (Drac)

O total de R$ 9.331.000,00 está dividido em R$ 7.381.000,00 para custeio dos exames citopatológico, cérvico, vaginal e microflora, além de R$ 1.950.000,00 destinados aos estados que fazem o monitoramento externo desse mesmo teste.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) será responsável pelo controle, monitoramento e pela avaliação do procedimento para o controle de qualidade do exame específico que leva ao diagnóstico dos tumores.

De acordo com especialistas, o câncer de colo de útero, entre todos os tipos da doença, é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, se diagnosticado precocemente. Em geral, a incidência é mais elevada em mulheres com idade de 40 a 60 anos.

Na tentativa de impedir o avanço da doença, mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem fazer exames de diagnóstico precoce (como o Papanicolaou e exames de confirmação diagnóstica), além do tratamento necessário de acordo com cada caso.

A prevenção pode ser feita por meio do uso de preservativos durante a relação sexual, para evitar o contágio por HPV (vírus do papiloma humano), pois esse vírus é um dos agravantes no desenvolvimento do câncer de colo de útero e das lesões que o precedem.

O câncer de mama é apontado como a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária de 40 a 69 anos. A demora no tratamento é uma das principais causas desses dados, assim como a lentidão no diagnóstico. Mulheres com mais de 40 anos devem fazer o exame pelo menos uma vez por ano. Aquelas que têm de 50 a 69 devem fazer os exames a cada dois anos, assum como a mamografia.


Agência Brasil

(fonte: http://www.facebook.com/domtotal)

25 de agosto de 2011

Cuidar da alimentação previne obesidade e câncer


A obesidade tem suas raízes no sedentarismo e nos maus hábitos alimentares típicos da vida moderna. Até aí nenhuma novidade. E a solução contra esse mal, como todos também sabem, é praticar exercícios e escolher muito bem o que se come, resistindo às tentações que estão em toda parte. Nem sempre é fácil, mas, na busca de motivações para manter a saúde, talvez ajude saber que se manter magra e saudável diminui não só o risco de doenças cardiovasculares, mas também de alguns tipos câncer, entre eles o de mama.

Segundo muitos especialistas, aliás, a epidemia de obesidade tem contribuído para o aumento da incidência do câncer de mama. “Enquanto na década de 1970 cerca 6% das brasileiras eram obesas, nos anos 1990 esse número dobrou”, explica a mastologista Fabiana Baroni Makdissi, do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo. Mas qual a relação entre excesso de peso e câncer?

O tecido adiposo não é apenas um conjunto de células destinadas a acumular gordura. Ele também se comporta como uma glândula e, como tal, produz hormônios sexuais, como o estrógeno, normalmente em pequenas quantidades. Quando a pessoa engorda, essa produção aumenta na mesma medida. E excesso desses hormônios na corrente sanguínea predispõe ao aparecimento de tumores de mama e de endométrio (parede interna do útero).

MENOPAUSA E EXCESSO DE PESO

A situação se complica ainda mais depois da menopausa. Quem explica é a oncologista Maria Del Pillar Esteves Diz, do Instituto do Câncer de São Paulo Otávio Frias de Oliveira: “Durante a fase reprodutiva da mulher, são os ovários que produzem a maior parte do estrógeno. Depois da menopausa, a presença desse hormônio na circulação cai muito, embora nunca chegue a zerar, justamente por causa da atividade do tecido adiposo. Acontece que, quando a mulher está acima do peso, os níveis de estrógeno ficam acima do desejado. O resultado é uma superestimulação do endométrio e do tecido mamário, numa fase da vida em que isso não deveria acontecer”.

O problema é que, justamente depois da menopausa, a mulher tem mais facilidade de engordar, porque há uma diminuição do metabolismo. Como o gasto energético é menor, se ela continuar comendo igual, o resultado é o ganho de peso, explica Fabiana Makdissi.

Solução: queimar calorias em exercícios físicos regulares, mesmo que moderados, e selecionar muito bem o que levar à boca. E isso vale também para as mulheres que ainda estão distantes da menopausa, porque, como vai ser mais difícil emagrecer depois dela, o ideal é chegar lá magra, sugerem as médicas.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Vale lembrar que mudar os hábitos alimentares também ajuda a prevenir diversos outros tipos de câncer. Cerca de 30% dos principais tipos de tumor poderiam ser evitados dessa forma, segundo o nutricionista Fábio da Silva Gomes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e analista de programas para controle de câncer do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

A receita inclui reduzir a ingestão de gordura, açúcar e carboidratos em geral, abusar de frutas e hortaliças sem amido (não valem batata e mandioca, por exemplo). Limite o consumo de carne vermelha a um ou dois dias por semana e sempre prefira as assadas ou cozidas. Grãos e cereais são muito bem-vindos, desde que bem armazenados, porque a umidade favorece o crescimento de fungos, que podem causar doenças.

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

Menos açúcar e carboidratos, e a recompensa na balança Reduza o consumo de alimentos muito energéticos, como biscoitos, doces, bebidas açucaradas e todo tipo de fast food.

Frutas e hortaliças protegem

Consuma pelo menos cinco porções (o equivalente a 400 gramas) de frutas e hortaliças sem amido (ou seja, batata, mandioca e outros tubérculos não valem). Esses alimentos oferecem proteção contra agentes cancerígenos e inibem o crescimento de células precursoras de câncer.

Pouca carne vermelha, melhor assada ou cozida

Limite o consumo de carne vermelha (no máximo 500 gramas por semana) e também evite carnes processadas ou salgadas (o que inclui os embutidos e defumados). Esses produtos contêm nitritos e nitratos, que podem dar origem a outros compostos com potencial cancerígeno. Além disso, o sal em excesso pode causar danos às mucosas. Prefira carnes assadas ou cozidas. As carnes “na chapa”, como o churrasco, costumam conter alcatrão e outras substâncias que aumentam o risco de câncer.

Muitos grãos e cereais, desde que bem armazenados

Abuse dos grãos e cereais, mas cuidado com sua conservação. A umidade favorece o crescimento de fungos, que produzem substâncias que podem causar diversas doenças.

(fonte: http://www.mulherconsciente.com.br/Viva-Bem/detalhe.aspx?id=23334)