No Brasil e no Mundo, a luta contra o câncer de mama é simbolizada pelo rosa, a mais feminina de todas as cores. A história de a cor rosa identificar as mulheres e o câncer de mama é antiga e não é casual. Diz a lenda que os gregos antigos foram os primeiros a definir o rosa como a cor das mulheres, porque essa é a coloração do mamilo dos seios, órgão que está associado tanto à maternidade como à sexualidade feminina. Mas as curiosidades não param por ai.
Em vários idiomas, a cor rosa remete à flor da roseira, uma planta que teve sua origem no deserto da antiga Pérsia, em condições climáticas e geográficas bastante adversas, mas que, a despeito disso, vingou em todo planeta. Assim com essas características foi que se criou o “Outubro Rosa”. Nessa perspectiva Paulo Von Poser, artista plástico que criou o logotipo do “Outubro Rosa” para a FEMAMA, expressa: “A Rosa é a rainha das flores e carrega uma simbologia de regeneração e cura que atravessou várias culturas”.
Assim o “Outubro Rosa” é um esforço mundial para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate ao câncer de mama e chamar a atenção para a causa. Nascido na Califórnia o “Outubro Rosa” vem ganhando força em vários países do mundo. O objetivo do movimento é conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama, pois se tem dados de que o câncer de mama é o que mais mata mulheres em todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário