Associação

A Associação do Câncer “Amor Próprio” – Uma Luta Pela Vida – iniciou suas atividades na cidade de Itajaí e região, a partir da paciente de câncer de mama, Silvia Helena Cavalheiro (in memorian), após ter terminado seu tratamento. Recuperada, iniciou seu trabalho direcionado às mulheres com diagnóstico de câncer de mama e já mastectomizadas, fazendo visitas hospitalares e domiciliares, ouvindo suas histórias e queixas, acompanhando-as nas consultas médicas e exames. Deu início a esta jornada sozinha, ligando-se logo após ao Grupo de Apoio e Pesquisa aos Portadores de Mastopatia - GAPPOM, que funcionava no Centro de Referência a Saúda da Criança e da Mulher - CRESCEM, na cidade de Itajaí, Estado de Santa Catarina, mantido pela Prefeitura Municípal. 

Dois anos após, com a grande demanda de pacientes, Silvia Helena Cavalheiro, sentiu dificuldade de continuar sozinha o trabalho iniciado. Graças ao incentivo e insistência de médicos e profissionais envolvidos com a causa, Silvia buscou outras voluntárias-pacientes e criou-se então, a Associação "Amor Próprio", que além de dar continuidade ao atendimento às mulheres com câncer de mama, amplia o atendimento também para as portadoras de câncer no colo do útero, abrangendo qualquer idade. 
Esta organização não-governamental, fundada em 27 de agosto de 1998, foi declarada de Utilidade Pública Municipal, pela Lei nº. 3448, no dia 10 de novembro de 1999. Na primeira alteração do Estatuto, datado em 22 de março de 2002, foi criado o slogan “Uma Luta Pela Vida”, pois mediante a doença câncer, precisa-se de muita coragem, fé e confiança no enfrentamento, com persistência e ânimo, fazendo tudo o que é necessário para vencê-la. De acordo com a ata da Assembléia Geral Extraordinária do dia 26 de março de 2004, a denominação Associação “Amor Próprio”- Uma Luta Pela Vida - mudou para Associação do Câncer "Amor Próprio"- Uma luta pela vida.

Assim, a Associação do Câncer “Amor Próprio” – Uma Luta Pela Vida - é uma entidade que visa promover junto ao paciente e seus familiares, conforto, assistência necessária e um acompanhamento válido, confiável e passível, bem como proporcionar a sua reintegração no convívio social, repensar tabus e preconceitos referentes aos portadores de Câncer de mama e/ou útero. Portanto, atende pacientes que a procuram, acolhendo e dando-lhes apoio com informações e orientações; auxilia no agendamento de consultas e exames; oferece atividades de terapia ocupacional, atendimento psicológico, fisioterapêutico, Reik e Do-In. 

Nosso objetivo é na busca de prestar um atendimento integral às pacientes portadoras de câncer de mama e/ou útero, de toda Micro-Região da AMFRI – Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí , inclusive orientação para conquistar seus direitos. Antes, porém, vale salientar que o trabalho da escuta é imprescindível, pois é sabido que a dor  psíquica, em muitos casos, é maior que a dor física, e que estas, muitas vezes, são acarretadas devido aos transtornos emocionais decorrentes do tratamento. Portanto, o grupo que presta assistência, é composto, além dos profissionais envolvidos, por pessoas que já passaram pela mesma experiência, como integrantes da história e também, como consequência das experiências vividas.

Possui Diretoria com seguintes membros:
Presidente
Vice-Presidente
Primeira Secretária
Segunda Secretária
Primeira Tesoureira
Segunda Tesoureira

E Conselho Fiscal:
Com três membros tirulares e três membros suplentes.